Maricá/RJ,

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ABL

A posse para a nova gestão da Academia Brasileira de Letras se realizou no dia 18 de dezembro, quinta-feira, em sessão solene no Salão Nobre do Petit Trianon. A atual diretoria foi reeleita por unanimidade. A eleição na ABL é anual.

O escritor e jornalista Cícero Sandroni foi reeleito, no dia 11 de dezembro, por unanimidade, para um segundo mandato como Presidente da Academia Brasileira de Letras. O Acadêmico Cícero Sandroni, 73, é casado com a escritora Laura Sandroni. Ele foi eleito para integrar a ABL em setembro de 2003.

Todos os demais membros da atual diretoria também serão mantidos no próximo ano: secretário-geral, Ivan Junqueira; primeiro secretário, Alberto da Costa e Silva; segundo secretário, Nelson Pereira dos Santos; e tesoureiro, Evanildo Bechara.
Logo depois de sua eleição, Cícero Sandroni anunciou que 2009 será o "Ano Euclides da Cunha na ABL", em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os sertões". Euclides da Cunha morreu em 15 de agosto de 1909.

"Vamos montar o que pretendemos venha a ser a maior exposição em torno de sua obra monumental", afirmou o Presidente. De acordo com Sandroni, além de exposição, a ABL organizará ciclos de palestras, edições e visitas guiadas sobre Euclides. "Queremos exaltar um intelectual brasileiro que, entre outros trabalhos, produziu um livro único - "Os Sertões" -, que, para nós, representa um marco na vida mental do Brasil. Livro ímpar, sem igual em outras literaturas, que, misturando o ensaio, a história, as ciências naturais, a epopéia, o lirismo, o drama, mostra a definitiva conquista da consciência de brasilidade pela vida intelectual do país.", disse Sandroni.
Fonte: http://www.academia.org.br

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP