Maricá/RJ,

Reabertura da Casa de Casimiro de Abreu

A Casa de Cultura Casimiro de Abreu reabriu para o público no dia 29 de dezembro último. A casa, onde nasceu o poeta, passou por uma restauração total e reabre repleta de novidades. Uma delas é a instalação de uma escultura do poeta, em tamanho natural, às margens do Rio São João. A obra foi esculpida pela artista plástica Christina Motta, autora da estátua de Brigitte Bardot, em exibição em Búzios.

Em prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico desde 1963, a Casa está situada entre as margens do Rio São João e a Praça das Primaveras (antiga Praça Alegria), em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. Em 1940 foi doada ao Estado. A antiga residência do poeta foi transformada em Casa de Cultura, através de Decreto Estadual, em janeiro de 1957, mas a inauguração aconteceu somente após seu tombamento pelo Iphan, em 1974. Casimiro de Abreu nasceu, em 1839, e morreu ali, vítima de tuberculose, em 1860.

Seu acervo é composto por 4.800 peças e documentos, incluindo mobiliário, esculturas, pinturas, fotografias, Biblioteca com obras literárias e didáticas, originais da obra do poeta Casimiro, entre eles “As Primaveras” que possui 74 poemas e foi um dos livros mais lidos no país.

A Casa de Casimiro de Abreu fica na Rua Bernardo Gomes, s/nº Pç As Primaveras – Barra de São João – Distrito de Casimiro de Abreu.
Fonte:http://www.cultura.rj.gov.br

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP