Maricá/RJ,

Número de leitores no Brasil caiu 9% nos últimos quatro anos


Uma pesquisa aponta que o país está perdendo leitores para outras formas de entretenimento, como a televisão, a reunião entre amigos e a internet. Nos últimos quatro anos, o número de leitores no Brasil caiu 9%, indo de 95 milhões, em 2007, para 88 milhões, no ano passado. Segundo a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, houve uma queda no número de crianças e jovens na população, justamente a faixa que lê mais. A socióloga diz que é preciso que os pais se esforcem para estimular o prazer da leitura nos pequenos. “A família pode desenvolver ações de leitura dentro de casa, tendo livros para as crianças folhearem e dando livros de presente”, sugere. 
Diversas iniciativas tentam recuperar o prazer da leitura. É o caso da ‘bicicloteca’, criada pelo ex-morador de rua Robson Mendonça. Ele montou um acervo com 47 mil livros a partir de doações e, de bicicleta, encurta a distância entre a biblioteca e o leitor de São Paulo. “Ele não é obrigado a devolver o livro, ele pode emprestar para outra pessoa. O importante não é a devolução, mas sim a circulação”, afirma. Ainda assim, 99% dos livros são devolvidos. 
Foi com eles que Robson tirou Wesley das ruas. O rapaz foi adotado e, além de um teto, ganhou muitas possibilidades de vida. Por meio da leitura, ele descobre o que é ser cidadão. “Tudo na vida precisa de leitura. Para arrumar um serviço ou fazer uma faculdade, é preciso saber ler”, avalia. 

Fonte: Globo News

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP