Maricá/RJ,

Média de leitura no interior de MG é o dobro do índice nacional


Uma pesquisa inédita sobre os índices de leitura no interior de Minas Gerais, divulgada recentemente pelo 2° Salão do Livro Infantil e Juvenil, revela que a média de livros lidos nos municípios do interior de Minas Gerais, está acima da nacional. O índice é de 6,55 títulos por pessoa nos últimos 12 meses, contra 3,6 no Brasil. A cidade de Poços de Caldas está no topo da lista.
A pesquisa, que avaliou hábitos de leitura, materiais, equipamentos culturais utilizados e frequência, aponta que a média de livros lidos, no último ano, em oito cidades mineiras abordadas, é praticamente o dobro dos índices de leitura do país e de Minas no mesmo período.
Os dados apontaram ainda que a cidade que apresenta os melhores índices de leitura é Poços de Caldas, com 9,78. A população que menos lê, dentre as cidades pesquisadas, é a de Patos de Minas, com média de 4,71. Entre as obras mais procuradas estão os livros didáticos e universitários, a Bíblia e literatura em geral. Os assuntos com menos demanda são culinária, artesanato, história em quadrinhos, poesia, história, economia, política, filosofia e ciências sociais.
O estudo utilizou metodologia de pesquisa sobre o comportamento do leitor desenvolvida pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), entidade ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em Belo Horizonte, o levantamento será feito nos próximos meses.

Fontes: Jornal O Estado de Minas/ http://www.blogdogaleno.com.br

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP