Maricá/RJ,

Biblioteca de Traças do Bem recebe importante doação


“Este é um livro que eu gostaria de ter escrito. Rodrigo Alzuguir consagra Wilson Baptista como um gigante da música popular. Rodrigo acertou no milhar e produziu uma obra que honra a biografia brasileira.”
RUY CASTRO

Em 2013, o sambista Wilson Baptista comemoraria 100 anos. Autor de letras irreverentes e belas melodias, Wilson foi um dos compositores mais profícuos da música popular brasileira, tendo canções eternizadas nas vozes de nomes como Francisco Alves, Moreira da Silva, Aracy de Almeida, João Gilberto, Paulinho da Viola. Autor de quase 600 músicas morreu, infelizmente, sem receber a atenção que merecia.

E foi com o objetivo de resgatar a memória desse grande compositor que Rodrigo Alzuguir lança o livro Wilson Baptista ‐ O samba foi sua glória!.

Alzuguir se dedicou a uma consistente pesquisa para devolver a Wilson seu merecido lugar de destaque na história da MPB. Em mais de uma década de estudos, inúmeras entrevistas foram realizadas, muitas com pessoas que conviveram com o sambista, letras inéditas foram descobertas, transformando o livro em um valioso inventário de um dos nomes mais importantes do samba.

O livro, além de narrar a trajetória de Wilson, revela um precioso panorama do cenário cultural da época onde figuram ícones como Ary Barroso, Noel Rosa, Carmen Miranda, Cartola, Pixinguinha e muitos outros. Uma obra fundamental para a compreensão de um rico período da história da música brasileira.

Sobre o autor: Rodrigo Alzuguir cresceu desenhando, escrevendo, vendo filmes e escutando música brasileira e jazz. É formado em Engenharia Elétrica de Sistemas pela PUC‐Rio, mas jamais exerceu outra coisa que não as artes – sejam elas visuais (trabalhou muitos anos como designer), teatrais (é ator), musicais (é pianista, canta, compõe e foi gravado por Elza Soares) e literárias (escreve artigos sobre cultura e música brasileira e teve seu texto teatral Aquele boliche em Iguaba, ainda inédito, vencedor da fase brasileira do 6º Prêmio Luso‐ Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, em 2012). Nos últimos anos, sua pesquisa sobre Wilson Baptista se transformou em espetáculo musical, disco duplo (vencedor do 23º Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Especial), álbum de partituras e, finalmente, biografia.

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP