Maricá/RJ,

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MELHORA ÍNDICES DE RENDIMENTO E EVASÃO ESCOLAR.


O que é uma biblioteca comunitária? Como ela nasce e quando dá frutos? A resposta para essas questões pode ser dada na prática e sem medo de errar tanto por professores e alunos do Conjunto Educacional Felipe Nicodemo, em São João Novo (São Roque/SP), quanto pelos moradores desse bairro são-roquense de 15 mil habitantes.

Para o professor Élio Carlos Branco, diretor da escola Felipe Nicodemo, as bibliotecas comunitárias têm como principal missão incentivar a formação de leitores por meio de acesso a livros de literatura de qualidade, além de fortalecer o próprio projeto pedagógico das escolas, promovendo a integração entre a comunidade e a instituição de ensino. “Hoje, as crianças e os jovens por serem muito ligados à internet costumam simplificar a linguagem, desenvolvendo um vocabulário muito pobre”, comenta. “Os livros são a melhor resposta para melhorar essa realidade”, afirma.

Para a professora Maria Ida de Queiroz Souza, uma das líderes dos projetos “Roda de Leitura” e “Contadores de histórias”, é nítido o desenvolvimento dos estudantes que passaram a frequentar a biblioteca e a participar das oficinas de leitura, seja dentro ou fora da escola.


Via: Jornal da Economia

0 comentários:

Comentários

Artigos Recentes

  © Template 'Traças do Bem' by Patrícia Custódio

Back to TOP